Meditação na Palavra

No Salmo 1, lemos o seguinte:  Bem-aventurado é o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios; nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.  Antes, tem o seu prazer na Lei do Senhore na Sua Lei medita de dia e de noite.  Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria e cujas folhas não caem e tudo quanto fizer prosperará.

Mas, como se foge do conselho dos ímpios, ou do caminho dos pecadores ou da roda dos escarnecedores e se tem o prazer na Lei do Senhor?  E como meditar nela de dia e de noite? Pode-se ler ou estudar  alguma coisa dia e noite, direto, sem parar? Então, COMO?

Isso é um Processo: Quando a Palavra de Deus é lida, separada,  confessada e praticada,  ela vai  sendo trazida pelo Espírito Santo num "Processo"  para dentro do nosso espírito, e se tornando uma REALIDADE na nossa vida pessoal.  A Verdade da Palavra começa a se cumprir na nossa vida.

Então, eu separo todos os versículos referentes à situação que eu estou passando  e assim vejo QUAL É O CONSELHO DE DEUS para mim naquela situação (e a Palavra de Deus tem tudo a respeito de tudo) ,  e saio do CONSELHO DO MUNDO e entro no CONSELHO DE DEUS para mim.  

A partir daí, eu  passo a "confessar e praticar" o que separei, o tempo todo ou "em todo tempo".  A expressão "de dia e de noite" quer dizer "em todo o tempo, em qualquer circunstância", ainda que as circunstâncias digam o contrário.  Isso se tornará em "prazer na Lei do Senhor" porque veremos a nossa oração respondida, a nossa vida transformada, e a vitória chegada.  

Se somente "lermos" a Bíblia, não veremos o cumprimento DELA em nós.  Se apenas "separarmos" os versículos, também não veremos resultado.  Se somente "confessarmos" sem praticarmos (para confessar é preciso haver lido e separado) também estaremos "construindo sobre a areia".  A "prática" envolve OBEDIÊNCIA ao que se leu, pois a Bíblia também nos manda jejuar, orar, louvar (ação de graças), adorar e orar em línguas estranhas. 

Então,  se lermos, separarmos, confessarmos e praticarmos, então estaremos entrando na "Meditação ou Envolvimento Completo" com a Palavra de Deus.

Sabemos disso, por causa dos resultados disso: [...] pois (esse homem) será como uma árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria e cujas folhas não caem e tudo quanto fizer prosperará! Quando andamos nisso alcançamos esses resultados.

 

....................

Por voce se envolver com a Palavra de Deus e com o Espírito Santo, voce será como alguém plantado em Deus e não nas circunstancias.  Voce não dependerá do sistema do mundo.  Aquele que se envolve com a Palavra de Deus , depende da Palavra de Deus.   Por exemplo:  A enfermidade virá e vai tentar atacar  (o dia mau  -  a tempestade)  Jesus disse que o TOLO é aquele que ouve a Palavra e não pratica -   por isso quando vem os vendavais enviados por satanás, quer seja pecado, doença, etc. baterá contra a casa do tolo e a destruirá –

Mas o PRUDENTE , ouve e pratica;   ele se envolve com a Palavra (confessando-A em todo o tempo - de dia e de noite) a  ponto de construir na Rocha que é Jesus! O  engano, a doença , o pecado, etc. virão , baterão e não o derrubarão.  Não importa se há inflação, desemprego, etc.  ele depende da vida de Deus e pela fé ele chama a existencia as coisas que não são.   Não vive mais do que os seus olhos estão vendo, mas do que Deus tem pra ele.      (parte do trecho da fita sobre Meditação na Palavra, do Pr. Irineo Grubert)

...................................................